Sophia de Mello Breyner: A contemporaneidade dos clássicos

Congresso Internacional de homenagem a Sophia de Mello Breyner: “a contemporaneidade dos clássicos” realiza-se a 26 de novembro na UBI e pretende homenagear “uma das figuras mais proeminentes da literatura portuguesa contemporânea”, anuncia a organização em nota de imprensa.

O congresso irá decorrer no Anfiteatro da Parada e é uma iniciativa do Departamento de Letras da Faculdade de Artes e Letras da UBI.

Segundo a organização, o congresso pretende enaltecer “as belas pontes de entendimento cultural que Sophia soube construir na sua vida e obra”, com palestras e comunicações por parte de professores convidados de diversas universidades, desde Arnaldo Espírito Santo, responsável pela conferência inaugural, até Cândido Martins, que irá proferir a palestra de encerramento; com um Recital de poesia de Sophia por parte de alunos dos diversos cursos do Departamento de Letras e de professores bibliotecários da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares da Covilhã.

Será ainda projetado o documentário de César Monteiro sobre a autora e respetivo debate dinamizado pela cineasta Amarante Abramovici.

O evento é coordenado por Cristina Costa Vieira, diretora do Mestrado em Estudos Lusófonos, completando a comissão organizadora Ana Rita Carrilho e Pedro Guilherme.