Cerzir Afetos já tem local para construir centro de dia

A Câmara da Covilhã aprovou por maioria, com a abstenção do vereador do CDS, a doação de um terreno à associação Cerzir Afetos. A associação, que tem sede na Boidobra, foi criada em fevereiro passado e obteve o estatuto de IPSS (instituição Particular de Solidariedade Social) em agosto, pretende construir no local um centro de dia.

“Uma associação recente”, mas que apresentou um “projeto com cabeça tronco e membros ao município” que considerou que este “era merecedor da doação”, frisou o vereador José Miguel Oliveira.

A doação não foi consensual no seio do executivo. José Luiz Adriano, do CDS-PP mostrou reservas quanto à capacidade da instituição construir dentro dos prazos previstos, dois anos para elaboração de projeto e 5 para construção.

O vereador acusou ainda a maioria socialista “de ter um tratamento preferencial, que não queremos pensar que seja político/partidário”, afirmou, recordando o recente caso da Associação Cordas, do Tortosendo, que viu o terreno que lhe tinha sido doado destinado a outro fim, por não ter realizado as obras previstas.

“Uma acusação sem qualquer fundamento” defendeu-se José Miguel Oliveira, que recordou que “foi esta câmara” que criou o regulamento do associativismo “em nome da transparência”, afirmando que “todos têm tratamento igual em função das suas propostas e atividades”.

O vereador frisa que os prazos previstos na doação foram acordados com a própria associação e mostrou-se “convencido que a obra será construída” dentro desses limites temporais.

O terreno cedido situa-se no Bairro da Alâmpada, um antigo ringue que estava desativado. Na freguesia, explica ainda o vereador “existe alternativa à prática desportiva”, entendemos que este era a melhor solução, frisou.