Começar hoje “cumpriu missão”

Apesar de menos público que o esperado, os responsáveis pela associação Começar Hoje “ficaram satisfeitos” com a conferência, que decorreu no sábado na Covilhã, afirmando que “a missão foi cumprida” uma vez que conseguiram passar a mensagem principal aos jovens, “eles têm potencial e são capazes”, destaca Miguel Frade, responsável pela associação.

A associação existe desde 2014, e pretende ajudar os jovens a perceber como podem melhorar as suas perspetivas de futuro, “transformando os jovens de hoje nos profissionais de amanhã”, diz o seu slogan.

A conferência “começar hoje” pretende “arrancar” os jovens da sua zona de conforto, levando-os a pensar nas suas capacidades e na forma como as trabalham, dando-lhes igualmente a oportunidade de falarem com pessoas de relevo, tal como aconteceu no sábado na Covilhã.

Miguel Frade destaca que “a forma como os jovens de hoje comunicam é a grande chave”. Os jovens têm que “perceber e ter a autoconfiança para mostrarem quem são”, quer no digital, “onde muitos têm mais à-vontade”, quer no mundo real. Afirma que “se formos pavão não podemos querer parecer um tubarão”. Para o responsável, estas foram as ferramentas que transmitiram aos jovens da Covilhã.

A Conferencia na Covilhã resultou de uma parceria com a Associação Académica da Universidade da Beira Interior.