Enfermeiros regressam ao Sarzedo

A população do Sarzedo pretendia que fosse o médico, mas na impossibilidade de tal acontecer, por proposta da direção do ACES Cova da Beira, a Junta de Freguesia e população, em reunião conjunta, aceitaram a “visita de uma equipa de enfermagem, inicialmente uma vez por mês” e que “poderá ser alargada a duas vezes por mês”, explicou à Rádio Covilhã o presidente da união de freguesias do Teixoso e Sarzedo

O presidente da Junta de freguesia, Alberto Pais, considera que esta é uma medida “muito positiva”, a população também “compreendeu” que esta é a forma de se sentir “acompanhada”.

O autarca é da opinião que sendo esta uma sub-extensão de saúde seria difícil ter médico e esta é uma forma de prestar cuidados à população que é envelhecida e tem dificuldades de mobilidade.

Para além dos habituais cuidados à população, a equipa de enfermagem ficará também responsável por sinalizar todos os que precisem de consultas. Uma situação que irá acontecer “em articulação com a extensão de saúde do Teixoso e Junta de Freguesia que fará o transporte para as consultas”, especifica ainda o presidente.

Os habitantes do Sarzedo também não terão que se descolar para a prescrição de medicamentos, uma vez que “essa será também assegurada pela junta de freguesia que fará a ponte entre a população e os médicos”, explica ainda Alberto Pais.