“Vuelta 2020″ tem “etapa beirã”

A Volta a Espanha em bicicleta, ou ‘Vuelta’ como é conhecida, uma das provas mais importantes do mundo por etapas, vai ter duas tiradas em território português, uma com chegada à cidade do Porto e outra com saída de Viseu e final em Ciudad Rodrigo, que incluiu uma passagem em Chãs de Tavares, Fornos e Celorico da Beira na ligação de Viseu à Guarda onde haverá prémio de montanha de 3ª categoria. O pelotão segue depois em direção a Pinzio e passa em Almeida. Diz adeus a território Português em Vilar Formoso, um dia em que os ciclistas irão percorrer 177,7 km.

O presidente da Câmara de Viseu já esclareceu que a presença da prova é fruto de uma parceria entre Viseu e o Turismo do Centro. A passagem na região está programada para o dia 4 de setembro. Almeida Henriques fala de uma data histórica para o município, em especial pela promoção da região no mercado espanhol e frisa também a importância da etapa, que será a antepenúltima da competição.

Antes da etapa beirã, o pelotão entra em Portugal, pelo Norte, vindo da Galiza. A três de setembro, passa por Viana do Castelo e chega ao Porto num final de etapa organizado pelas autarquias de Matosinhos e do Porto.

Esta edição da Vuelta, a 75ª, que ontem foi apresentada, será a mais internacional de sempre da competição, informou a organização. Terá passagem pela Holanda, onde arranca a 14 de agosto, e também por França, enquanto as etapas com final no Porto e saída de Viseu acontecerão já na fase final da competição, nos primeiros dias de setembro. A Vuelta termina em Madrid, a 6 de setembro.