Conferência Internacional analisa reaproveitamento de resíduos industriais e mineiros

A segunda edição do RICON19 vai apresentar as mais recentes conclusões sobre a reutilização de desperdícios industriais e que resultam da extração mineira. Decorre na Faculdade de Engenharia a partir de amanhã e até sexta-feira dia 13.

O encontro é dirigido a investigadores, académicos, estudantes, engenheiros e outros profissionais do sector, centrando-se em torno de “um tema de grande relevância na atualidade: a procura de soluções ambientais que reduzam a sobrecarga de poluição no planeta”, anuncia a organização.

O objetivo é criar uma oportunidade para a troca de ideias e debate acerca das mais recentes descobertas nos campos da valorização dos resíduos, que pretendem reconvertê-los em materiais para infraestruturas de engenharia civil, estruturas, produtos de construção e áreas relacionadas.

O conjunto de conferências do RICON19 está agendando para dia 12 de dezembro, contando com a presença de intervenientes internacionais e realiza-se no Anfiteatro 8.1, na Faculdade de Engenharia.

A anteceder este dia, no dia 11 de dezembro, realiza-se um workshop que vai abordar precisamente processos em desenvolvimento nos laboratórios da Faculdade de Engenharia, para mostrar a viabilidade de obter materiais de construção (argamassa e betão), reutilizando resíduos industriais e de mineração e capturando CO2, como uma contribuição para limitar o aquecimento global.

Faz ainda parte do RICON19 uma visita técnica às Minas da Panasqueira, no dia 13 de dezembro.