Partilha de 1600 fatias de bolo iniciam Natal na Covilhã

Pelo terceiro ano consecutivo a iniciativa “Natal com Arte” arrancou com a distribuição de bolo na Praça do Município, para “simbolizar a partilha que deve existir nesta Quadra”, enfatizou a vereadora com o pelouro da cultura Regina Gouveia, considerando que a partilha “é o ingrediente principal do Natal da Covilhã”.

Na elaboração do bolo “Delícia de Chocolate com Neve de Açúcar”, estiveram envolvidos “14 profissionais do ramo”, conseguindo “chegar este ano aos 80 metros, divididos em cerca de 1600 fatias” disse à Rádio Covilhã José Horta, da empresa de produtos de panificação Jopama, que coordenou a produção. Segundo especificou foram utilizados 100 quilos de farinha, 100 quilos de pepitas de chocolate, 200 ovos, 16 quilos de margarina (não hidrogenada) e apenas três quilos de açúcar. Foram batidos os recordes de anos anteriores, mas o responsável afirma que o importante é que os covilhanenses apreciam o resultado final o que faz desde um “momento de muita alegria”

Outro dos momentos altos da inauguração do Natal com Arte foi, a sempre aguardada, chegada do Pai Natal, que este ano “apanhou boleia” numa das viaturas antigas dos Bombeiros Voluntários da Covilhã para chegar à praça do Município, onde vai ficar, na sua casinha, até dia 6 de janeiro, a distribuir senhas para o divertimento instalado no Bosque Encantado, outro dos espaços que fez a delícias dos mais novos neste primeiro dia oficial de Natal na Covilhã.

“Um Natal feito com a arte de muitos artistas locais” realçou ainda Regina Gouveia frisando que “um Natal assim não se compra” só se pode ter “graças à partilha de muitos, com muitos”.

Nesta terceira edição da iniciativa há “mais gente a contribuir” para um “programa inesquecível e com muito conteúdo”, adiantou ainda a autarca.

Um evento que serve também para reforçar a candidatura da Covilhã a “Cidade Criativa da UNESCO na área do design”, razão pela qual, em 13 expositores de outras tantas instituições “ se mostra como é que o design se mistura com tantas artes e tem tudo a ver com a nossa cidade, desde a sua história como cidade fábrica até aos dias de hoje”, disse ainda a vereadora.

O bosque encantado, a casinha do Pai Natal, o reino do Natal, rotundas decoradas e exposição de presépios feitos pelas escolas, concertos, oficinas, animação de rua, mercadinho de Natal, e entre muitas outras atividades uma feira de livros de Natal, são as algumas das iniciativas que irão decorrer até 6 de janeiro.