Utentes de Penamacor operados às cataratas com apoio do município

14 habitantes do concelho de Penamacor vão ser hoje operados às cataratas, no âmbito de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Penamacor e a Fundação Álvaro de Carvalho, anunciou a Câmara Municipal em Penamacor.

Segundo o comunicado este é “um problema que afeta um considerável número de munícipes, sobretudo idosos” o que levou a autarquia, “no âmbito das suas competências, designadamente a de promoção do bem-estar da população”, a assinar um protocolo com a Fundação Álvaro Carvalho, que permite que “os doentes do concelho com cataratas, a necessitar de intervenção cirúrgica, possam ser operados de gratuita, desde que sejam referenciados pelos médicos do Centro de Saúde de Penamacor”, especifica o documento.

Segundo o protocolo, “os custos dos cuidados de saúde prestados aos doentes incluídos no programa assistencial são suportados em partes iguais pela Fundação e pela Câmara Municipal, que assegura ainda as deslocações pré e pós operatórias” vinca ainda a autarquia.

As operações em causa são realizadas em Castelo Branco e, desde o início desta parceria, “já foram operadas dezenas de utentes do concelho de Penamacor”.