AM Covilhã vai ter sessão extraordinária para debater envelhecimento

Com base na taxa de envelhecimento “galopante” em Portugal e na região, “estima-se que em 2030 uma em 4 pessoas deverá ter 65 ou mais anos”, o grupo parlamentar do CDS, na Assembleia Municipal da Covilhã, propôs a criação de uma “comissão pluripartidária” para “preparar o concelho para esta realidade, independentemente dos problemas económicos que possa acarretar”, afirmou Assunção Vaz Patto.

A deputada especificou que a missão da comissão seria “propor à autarquia estratégias e procedimentos para dar mais qualidade de vida a estas pessoas”.

Uma comissão que, a criar-se iria sobrepor-se a alguns departamentos da câmara que já tratam essa problemática, alertou Vítor Pereira, frisando que até poderia criar alguma “entropia”. Para o presidente da Câmara a comissão “não faz muito sentido” por essa razão.

O PCP mostrou-se disponível para integrar a comissão caso fosse criada e propôs, em alternativa a marcação de uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal para debater o tema.

Uma solução que acabou por recolher mais votos a favor que a proposta do CDS acabando por ser a aprovada na reunião de dia 25.