Aldeias de montanha mostram-se à cidade

Promover, valorizar e revelar a identidade em “estado puro” das aldeias de montanha do concelho, é o propósito da iniciativa “A montanha desce à cidade”, que o município da Covilhã promove pelo segundo ano. O evento realiza-se na Praça do Município, das 10h00 às 19h00 nos dias 5 e 6 de janeiro.

A iniciativa enquadra-se na “estratégia promocional das Aldeias de Montanha”, levada a cabo pela autarquia, frisa a organização salientando iniciativas como a “Saud’Arte”, que decorreu nas Penhas da Saúde a 20 e 21 de julho, a “Salta & Pilha” em São Jorge da Beira de 5 a 8 de agosto, nas Cortes do Meio o evento “Pastores” de 4 a 6 de outubro, na Erada a “Palad’Arte” a 1 e 2 de novembro e em Verdelhos “Agasalhos no Frio” de 22 a 24 de novembro.

Para Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da cultura, com este certame “irá lembrar-se uma cultura mais ligada ao mundo natural, às tradições e sabores de cada uma das aldeias”. A autarca vinca ainda que se pretende “destacar locais turísticos, com tradições e sabores únicos que os citadinos podem e devem conhecer”.

Regina Gouveia frisa ainda que esta é uma oportunidade para “os naturais dessas aldeias, que vivem na cidade, “matarem” as saudades das suas origens”.

O município espera, tal como aconteceu no ano passado, “ver a alegria que muitos dos que vivem na cidade mostraram ao reviver estas tradições”. A autarca espera que muitos se juntem também para “cantar as janeiras junto com os grupos convidados”, porque estes cantares devem “ser feitos em comunidade”, referiu.

Para além da animação musical e da gastronomia pretende-se também “dar a conhecer o artesanato e os sabores da Serra, os jogos tradicionais como o jogo do arco, a corrida de cântaros, o jogo do burro e da malha, entre outros” salienta a organização.

O evento faz parte da programação do “Natal Com Arte” que “começou com uma arte mais ligada à urbe” e “faz agora uma ponte com as tradições das aldeias” para mostrar as artes “que fazem a identidade do município” explicou, à Rádio Covilhã, Regina Gouveia.

Um dos momentos altos acontece a 4 de janeiro, sábado, às 16:00 com “o cantar das janeiras” na Praça do Município por vários grupos do concelho.