Governo cria pacote de medidas de investimento “só para o interior”

O interior vai ter “projetos específicos e com dotação financeira própria”, anunciou a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira. A governante falava na UBI, à margem da reunião do Conselho de Reitores de Universidades do Sudoeste Europeu, CRUSOE, que decorreu esta terça-feira.

“A captação de investimento e de pessoas para estes territórios é que os tornará mais competitivos”, referiu a Secretária de Estado, vincando que “esta estratégia é suportada por medidas de investimento específicas”, elencando o Programa de Apoio ao Investimento da Diáspora, que pretende atrair investimento para o interior e avançando que o governo está a preparar uma série de Avisos de Concursos que terão uma “dotação específica” para o interior.

Isabel Ferreira especifica que se trata de “ações que se destinam às instituições de ensino superior, mas também para as empresas”, com medidas que vão “desde a criação de emprego, contratação de recursos humanos qualificados, apoio a pequenos investimentos e projetos em coprodução” que, ao invés de majoração, “terão verbas específicas para o interior”.

Segundo a Secretária de Estado, as empresas ou organismos fora do interior poderão “eventualmente” concorrer, “em consórcio e se for relevante para o projeto,” desde que “o investimento seja feito maioritariamente em territórios do interior”, vincou.

Sem definir datas para a abertura de avisos de concursos, a Secretária de Estado da Valorização do Interior afirmou que “estão para breve” e serão anunciados pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.