PCP pressiona UE para conclusão do IC6 até à Covilhã

A Deputada Europeia, eleita pelo PCP, Sandra Pereira considera “urgente dar seguimento ao IC6” e questionou, por escrito, a Comissão Europeia sobre este dossier.

Sandra Pereira quer saber se “a Comissão tem conhecimento” do que falta para “finalizar o itinerário inicialmente previsto”. Pergunta ainda se “no Quadro Financeiro Plurianual 2014-2020 foram alocados fundos europeus para concluir as obras em falta e qual foi a sua execução”. “Que outros apoios poderão ser garantidos num futuro próximo” é outra das questões formuladas pela deputada, que vinca a necessidade da sua conclusão ao afirmar que “as obras são aguardadas pelas populações, desde os anos 90 do século passado”.

No preâmbulo das questões enviadas à Comissão Europeia, e a que a Rádio Covilhã teve acesso, a deputada comunista explica que “o IC6 é um itinerário complementar que prevê a ligação entre Coimbra e Covilhã, através do interior do distrito de Coimbra e da encosta sul da Serra da Estrela”, especificando que “irá permitir uma grande melhoria na mobilidade entre pessoas”, destacando que algumas “são populações isoladas no interior”.

“A construção desta via está parada desde 2010” acusa ainda no documento e reitera que “é urgente dar-lhe seguimento com dois trocos fundamentais: Tábua – Oliveira do Hospital (já anunciado pelo Governo em 2017) e Oliveira do Hospital – Covilhã̃ (A23)”.

No documento considera-se que a ligação Oliveira do Hospital Covilhã “facilitará extraordinariamente a conexão entre Coimbra e o limite norte do distrito de Castelo Branco, ultrapassando-se assim as dificuldades existentes no atravessamento da Serra da Estrela pelo atual troco da EN 230/EN 231”.