Rui Rio vence com maioria absoluta na Covilhã e na Beira Interior

A primeira volta das eleições diretas para a Presidência da Comissão Política Nacional do Partido Social Democrata decorreu ontem em todo o país, com 31.749 militantes do partido a deslocarem-se às 318 secções de voto para escolherem entre três candidatos: Rui Rio, Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz. Na Beira Interior existem 26 secções que contabilizam juntas 2278 militantes, dos quais 1860 exerceram o seu direito de voto.

Na concelhia da Covilhã, que conta com 63 militantes, o atual presidente do PSD conseguiu 34 votos (55,74%), Luís Montenegro obteve 21votos (34,43%) e Miguel Pinto Luz ficou-se pelos 6 votos (9,84%). Pela secção covilhanense, Rui Rio seria desde já eleito presidente, dispensando a segunda volta por apenas 7 votos. O resultado na cidade-neve foi, no entanto, contrário à tendência distrital em que Luís Montenegro obteve a larga maioria dos votos. De referir que a Covilhã foi apenas a 14ª concelhia social-democrata com mais votantes na Beira Interior, apesar de ser o 2º município mais populoso da região, tendo-se contabilizado mais votos em concelhos como Vila de Rei, Oleiros ou Figueira de Castelo Rodrigo.

Em termos regionais, Rui Rio conseguiu igualmente atingir a maioria absoluta, ainda que por apenas 6 votos. Apesar de ter sido derrotado por Luís Montenegro em municípios como Fundão, Guarda ou Castelo Branco, o ex-autarca portuense atingiu 50,16% dos votos no total da Beira Interior, o equivalente a 927 votos. Para este resultado muito contribuiu Gouveia (4ª maior secção da região), em que Rio venceu com uns expressivos 157 votos contra 13 de Montenegro. O ex-líder parlamentar de Pedro Passos Coelho, Luís Montenegro, obteve um total de 839 votos na região (45,40%), destacando-se os números da vitória em Pinhel (5ª maior secção) em que ganhou com 140 votos, frente aos 24 de Rio. Em toda a Beira Interior, Miguel Pinto Luz venceu apenas no concelho de Manteigas, no qual teve 9 votos em 19 votantes. Das 26 secções de voto da Beira Interior, Montenegro venceu em 13, Rio em 12 e Pinto Luz em apenas uma.

Com todas as secções apuradas a nível nacional, e não contabilizando o escrutínio no arquipélago da Madeira onde o ato eleitoral foi impugnado, Rui Rio somou 49,44% dos votos, contra os 41,26% de Luís Montenegro e os 9,3% de Miguel Pinto Luz. Não atingindo a maioria absoluta no total nacional, Rui Rio terá de disputar uma segunda volta frente ao 2º candidato mais votado, Luís Montenegro, no próximo sábado, 18 de janeiro.