Acessibilidades no topo das prioridades da APD

Lutar por melhores acessibilidades é uma das principais prioridades da delegação distrital da Associação Portuguesa de Deficientes, APD, disse Raúl Pereira na tomada de posse dos novos órgãos diretivos da agremiação.

Eleito presidente da direção para um mandato de 4 anos, a 21 de dezembro, afirma que “tem programadas ações que irão ao encontro das principais reivindicações” dos seus associados, “nas áreas de emprego, educação, sensibilização, desporto adaptado e atividades lúdicas, para que todas as pessoas com deficiência se sintam defendidas”, referiu o dirigente.

Raúl Pereira não tem dúvidas de que “muito já foi feito” na defesa dos cidadãos com deficiência, mas há ainda “um longo caminho a percorrer”, nomeadamente na “área das acessibilidades”, um dos principais problemas em toda a região. Nesta matéria “a Covilhã não é exceção”, alerta Raúl Pereira, garantindo que irão “sensibilizar o poder local e trabalhar em conjunto com todas as autarquias para tentar resolver as lacunas”, vincou.

A dificuldade “em ter acesso a emprego, muitas vezes por falta de formação” é outra das áreas em que pretendem agir, realçou ainda Raúl Pereira, adiantando que pretende reunir com o IEFP para debater este dossier.

A promoção de atividades de desporto adaptado, como torneios de basquetebol e andebol em cadeiras de rodas e meetings de atletismo, são algumas ideias que o dirigente avançou como possíveis de realizar.

Raúl Pereira garante aos associados que “os corpos sociais estão empenhados em promover um futuro melhor a todos, em defende-los e representa-los”. Afirma ainda que estarão atentos a todas as situações de discriminação, promovendo a mudança de mentalidades “para uma sociedade mais igualitária”, frisou.

A delegação distrital da Associação Portuguesa de Deficientes tem sede no edifício da Junta de Freguesia de Cantar-Galo. Tem mais de 700 associados sendo que mais de 450 são portadores de deficiência.