Alcatifa 100% reciclável vai ser produzida na Covilhã

Para combater o desperdício das alcatifas plásticas em eventos, os sócios da empresa All WeDo Moments, Pedro Tavares e João Gonçalves, lançaram uma startup que visa reciclar alcatifa para eventos. Karpet 2R está sediada na Guarda, mas a empresa vai produzir na Covilhã, algo que “faz todo o sentido” refere João Gonçalves, em declarações à Rádio Covilhã, apesar de não referir quem é a empresa encarregue.

O Karpet 2R é um conceito resultante de uma necessidade de desenvolver um “produto que respeitasse o ambiente” pois as anteriores carpetes não teriam qualquer “tipo de encaminhamento” e provocam “forte dano ambiental”. “Não basta falar de proteção ambiental sem tomarmos medidas para diminuir esse problema”, adianta ainda João Gonçalves.

Depois da All We Do Moments colocar a Karpet 2R em determinado evento, essa mesma será recolhida para “posterior reciclagem” para um produto 100% reciclável, de baixa gama.

A empresa, criada no ano de 2019, vai iniciar agora o processo de entrada no mercado, tendo já alinhadas algumas exposições. Ainda este mês o Karpet2R vai estar exposto numa feira na Alemanha, Neonyt de design e sustentabilidade, através de convite do CITEVE Famalicão. Em abril, o Karpet2R espera estar presente no Planetiers World Gathering, que é “o maior evento de sustentabilidade” que vai acontecer, este ano, em Lisboa, e está já em negociações com o Rock In Rio.

Em relação a objetivos, a Karpet2R quer “afirmar-se em 2020” e ser reconhecida “como a única carpete sustentável no mercado” e quer estar presente em 3 dos principais eventos nacionais. Em termos de números, Pedro Tavares, acredita que pode, no primeiro ano, “ultrapassar os 400mil metros quadrados de carpete”.

Apesar da Karpet 2R ter sido criada em 2019, a empresa All We Do Moments já existe deste 2014.