Ana Abrunhosa garante desconto nas portagens

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, confirmou, esta manhã no parlamento, que o Governo está a trabalhar “num novo modelo de desconto das portagens para o Interior, que prevê descontos para quem vive, trabalha e o visita”. A Governante não se “comprometeu” com prazos afirmando que a medida não “necessita do Orçamento do Estado” e que será “implementada o mais rapidamente possível”.

Segundo especificou, haverá “desconto de quantidades e no fim-de-semana”, que irão “beneficiar o utilizador frequente e os que visitem o interior”, vincou. Sem se comprometer com datas, garantiu que “a medida tem prioridade”.

A ministra explicou que a proposta está a ser estudada no seio de um grupo de trabalho constituído por membros dos Ministérios da Coesão Territorial, das Infraestruturas e da Habitação, e das Finanças, que está a trabalhar em “vários cenários para a redução gradual das portagens”, com “um regime mais simples e claro para os cidadãos e com menores custos”, especificou ainda a governante, explicando que o objetivo será também a “redução da sinistralidade rodoviária”.

Ana Abrunhosa esclareceu ainda que esta medida não depende do OE2020, defendendo que a mesma deve ser implementada “o mais rápido possível”.