CHUCB prepara surto de gripe com plano de contingência

A disponibilização de camas para precaver situações de internamento, e a chegada de um médico do ACES para reforço da equipa de urgência destinado aos casos de Gripe, são algumas das medidas que constam no plano de contingência para a gripe do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, anunciou hoje o CHUCB em conferência de Imprensa.

Os doentes com gripe que necessitarem de internamento ficarão no mesmo quarto e serão todos atendidos pelo mesmo médico, de modo a precaver o contágio. Também como medida de prevenção, João Casteleiro, diretor do CHUCB, pede que os doentes que se dirijam ao hospital com casos de gripe o façam sem acompanhamento para reduzir a “possibilidade de contágio”

Por forma a prevenir o congestionamento do Hospital João Casteleiro refere ainda a importância de o utente ligar para a Saúde 24 ou deslocar-se ao Centro de Saúde antes de ir ao Hospital, pois, para além de “ter prioridade”, fica isento do pagamento da Taxa Moderadora.

Face à parceria do ACES Cova da Beira com o CHUCB para que um médico do ACES esteja nas urgências do Hospital, o horário dos centro de saúde não foram alargados, pois “as pessoas, nestas situações, recorrem mais ao hospital do que ao seu médico de família”, disse o diretor do ACES Cova da Beira, Manuel Geraldes.

Desde o dia 4 de novembro o CHUCB já registou mais de 60 casos de gripe “confirmados laboratorialmente”, entre os quais 5 situações de internamento, entre elas uma criança, refere o diretor do CHUCB, num total de 318 amostras analisadas.

Numa primeira fase o CHUCB vai ter disponíveis 8 camas, mas em caso de agravamento, o número pode aumentar e João Casteleiro admite adiar “situações programadas” como cirurgias.

Os vírus de gripe mais comuns são o H3 e o H1, ambos abrangidos pela vacinação disponível contra a gripe.