Dia Mundial da Rádio celebra a “diversidade”

Neste 13 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial do Rádio. Este ano, o tema da data é “Rádio e Diversidade”, para realçar a capacidade deste meio de comunicação de promover a pluralidade e permitir que várias vozes possam interagir, ser representadas e ouvidas.

Em mensagem, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, destaca o poder da rádio de unir as pessoas e de “uma forma duradoura promover a diversidade e ajudar a construir um mundo mais pacífico e mais inclusivo”.

O chefe da ONU destaca que diante da evolução rápida dos media, este meio de comunicação tem um lugar especial “em cada comunidade como uma fonte acessível de notícias vitais e de acesso à informação”.

Para Guterres, a rádio também “é uma fonte de inovação pioneira na interação com o público”. O chefe da ONU destaca que este veículo oferece ainda uma “exibição maravilhosa da diversidade nos seus formatos, línguas e entre os próprios radialistas”.

Guterres lembra que perante os esforços globais para alcançar os objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a crise climática, a rádio tem um papel central como fonte de informação e inspiração.

Para a diretora da Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura, Unesco, Audrey Azoulay, a data deve celebrar o poder da rádio “de refletir e promover a diversidade em todas as suas formas”.