Aldeias do Xisto com investimento privado para recuperar e valorizar património edificado

A Rede Aldeias do Xisto, de que faz parte Sobral de S. Miguel no concelho da Covilhã, vai criar um Fundo Imobiliário para a recuperação e valorização do património edificado no contexto das aldeias. A arquitetura deste fundo permite juntar “pequenos aforradores e grandes investidores em torno de uma oportunidade de negócio, que representa também uma maior abertura do território ao exterior e um impulso na capacidade de atração e fixação de pessoas”, anuncia a associação em comunicado.

A iniciativa foi apresentada em Oleiros e é “constituída no seio da ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento das Aldeias do Xisto”. O comunicado explica que “a adesão ao Fundo Imobiliário a constituir far-se-á através de unidades de participação, podendo assumir formas tão distintas como a venda dos imóveis ao fundo, o investimento financeiro, a transformação do património edificado em unidades de participação, ou a cedência dos imóveis para exploração pelo Fundo”.

Nesta primeira fase será dada prioridade a imóveis no interior das 27 Aldeias do Xisto, em contextos cénicos, paisagísticos e naturais de interesse, e ainda a imóveis com um valor histórico e cultural.