Deputados do PS pressionam governo para remoção de amianto na escola Pêro da Covilhã

No âmbito da petição pública em curso para a remoção do amianto no Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, os deputados socialistas eleitos pelo círculo de Castelo Branco questionaram o Governo sobre a prioridade da intervenção na Escola Básica Pêro da Covilhã.

Na pergunta dirigida aos ministros do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes e da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, os parlamentares do PS recordam que, de acordo com a petição, “a Comunidade Escolar da Escola Básica Pêro da Covilhã (Escola Sede do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã) vem solicitar a proteção imediata dos seus educandos, corpo docente e funcionários de ação educativa, por exposição diária ao amianto, com 40 anos já de existência e com apresentação de fissuras/deterioramento”.

Para Nuno Fazenda, primeiro subscritor da pergunta ao Governo, este é um “assunto de extrema importância a que urge dar resposta o mais brevemente possível”, justificando, por isso, o dever de “expor e sensibilizar, sem perdas de tempo, quem tem a responsabilidade na governação para poder dar uma resposta sobre o tema, não só para se dar seguimento à indispensável intervenção na Escola, mas também para podermos esclarecer as populações”.

O deputado refere que “o orçamento de Estado para 2020 prevê as condições necessárias para que o Programa de Remoção do Amianto seja efetivamente concretizado, pelo que, o que importa agora é proceder à sua operacionalização”.

Nesse sentido, no âmbito do Programa de Remoção do Amianto e do Fundo de Reabilitação e Conservação Patrimonial que lhe está associado, os parlamentares socialistas querem saber “qual o grau de prioridade atribuído à Escola Básica Pêro da Covilhã”, numa escala de 1 a 3.

Os socialistas pretendem que os membros do Governo esclareçam também se, “no âmbito do Programa de Remoção do Amianto, estão reunidas as condições para que as entidades promotoras possam apresentar, no imediato, as suas candidaturas para obtenção de cofinanciamento e realização das intervenções de remoção de amianto” e em que termos.

Questionam também a estimativa de investimento, bem como o calendário para a intervenção na Escola Pêro da Covilhã e quais as eventuais escolas identificadas no distrito de Castelo Branco para remoção do amianto.