Festival da Cherovia de 21 a 24 de setembro

O Festival da Cherovia vai ter lugar de 21 a 24 de setembro, no centro histórico da Covilhã. A organização está a cargo da Banda da Covilhã, Associação Desertuna e Covilhã Eventos. A edição deste ano, disse José Eduardo Cavaco, está a ser preparada para que os 10 anos de Festival tragam muitas novidades.

Para já, garante o próprio, “temos tido uma grande adesão por parte das pessoa que têm interesse de ter tasquinhas, expor os seus produtos, lançar as suas receitas, e essa é sempre a novidade do festival, o aparecimento de algo inovador, algo criativo, associado à Cherovia que tem pautado todas as edições do festival”. Na parte de animação a “prata da casa” terá um lugar de destaque, afirmando que o festival é uma boa oportunidade para ranchos folclóricos, bandas filarmónicas, grupos de música tradicional e bandas de garagem divulgarem a sua música. Tudo isto, eleva a Covilhã e prova que a cidade tem um grande potencial cultural para a região e o país.


O Presidente da Banda da Covilhã revelou que, a par do lugar cada vez maior de destaque que o Festival ocupa no munícipio, nesta edição XX está programado um concerto na Igreja de Santa Maria e ainda uma nova zona de restauração na Muralha do Castelo, juntos às Portas de Sol.

Apesar de tudo, o organizador revela que uma das principais preocupações é não esquecer que este é um Festival gastronómico em que as atenções se devem centrar nas iguarias confecionadas com Cherovia. A animação é importante, mas será sempre acessória.

O forte contributo para centrar as atenções na Cherovia será dado pela Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho, que este ano irá realizar mais um capitulo no decorrer do próprio Festival.

Tal como já é tradição, os estudantes da UBI têm um dia dedicado no evento. Este ano será o primeiro dia, Quinta-Feira, 21 de Setembro – “uma forma”, diz José Eduardo Cavaco, “de lhes dar as boas-vindas e mostrar o centro histórico da cidade”.

O organizador revelou ainda que todo o programa que está a ser preparado será revelado no início de Setembro.