Destruição de ninho de vespa asiática na Covilhã

Durante esta noite elementos da Equipa de Inativação de Engenhos Explosivos e Segurança em Subsolo da Unidade Especial de Polícia, sediada no Comando Distrital de Castelo Branco, procedeu à destruição de mais um ninho de vespa asiática na cidade da Covilhã.

Esta acção da Polícia, no âmbito das suas competências de prevenção e protecção ambiental, e enquanto elemento integrante do sistema de Proteção Civil, foi a terceira realizada na cidade da Covilhã num espaço de tempo relativamente curto. Diz a GNR em comunicado.


Pela estrutura complexa deste ninho, entrelaçado na vegetação que constituía uma sebe de um muro, foi efectuada a destruição por incineração, por não ser possível a sua remoção segura do local. Este ninho, de dimensões significativas encontrava-se repleto com alguns milhares de larvas em avançado estado de desenvolvimento. Deste modo, evitou-se que um elevado número de vespas eclodisse, colocando em causa a integridade física dos residentes e transeuntes, tanto mais que no espaço imediatamente adjacente se localiza uma escola.

A Polícia foi apoiada pelos Bombeiros da Covilhã, os quais procederam ao controlo e extinção imediata das chamas que resultaram da incineração do ninho e que se propagaram à vegetação seca no interior da sebe, não tendo resultado quaisquer danos. No local estiveram ainda os elementos da Equipa de Intervenção Rápida da Divisão Policial da Covilhã, os quais não tiveram necessidade de intervir.

A Polícia e o Serviço de Proteção Civil da Câmara Municipal da Covilhã alertam a população para a necessidade de se manter vigilante, já que o número de ninhos de vespa asiática detetados está a aumentar na área do concelho e nas áreas adjacentes. Sempre que seja detetado um ninho, ou haja suspeitas da existência de um, deverá ser contactado de imediato o Serviço de Proteção Civil Municipal ou as forças de segurança da área para confirmação do tipo de ninho e para a sua remoção ou destruição em segurança e de acordo com as orientações técnicas definidas para este tipo de ação.