Mais um filme da UBI foi premiado, desta feita no CineEco 2017

O filme “Criados na Serra”, de Maria Inês Santos Mesquita, ex-aluna da Universidade da Beira Interior, venceu o Prémio Panorama Regional/Casa da Passarella, sendo ainda distinguido com uma Menção Honrosa pelo Júri da Juventude. Um documentário que recria os testemunhos de pastores da Estrela que preservam a memória dos seus contactos com lobos.

Em nota de imprensa, a jovem cineasta, assim como a equipa que realizou o documentário, André Rodrigues e João Pais da Silva, referem que “este foi um projeto que fez sentido desenvolver na Universidade da Beira Interior, com o apoio e coordenação da Professora Manuela Penafria”.


“Criados na Serra” estreou no DocLisboa, em 2016, tendo já sido distinguido com outra Menção Honrosa no Festival Internacional de Curtas-Metragens, de Faro (2017).

A 23ª edição de 2017 do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela – exibiu 100 filmes, dos mais de 500 que haviam sido submetidos à seleção prévia dos jurados. Em Seia, de 14 a 21 de Outubro, estiveram em competição, nas várias categorias do Festival, filmes oriundos de mais de 25 países. Desde longas e curtas metragens, documentários e reportagens de Televisão – regionais, nacionais e internacionais – foram uma centena as obras exibidas na Casa da Cultura de Seia, durante uma semana.

O CineEco é um dos mais antigos festivais de cinema de ambiente do mundo e integra a Green Film Network, uma plataforma de 40 festivais, da qual é igualmente membro fundador.