Apresentação do livro “A Língua Portuguesa no Mundo: passado, presente e futuro”

“A Língua Portuguesa no Mundo: passado, presente e futuro”, volume organizado por três docentes da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (FAL-UBI) é apresentado quarta-feira, na UBI. A obra tem coordenação de Alexandre Luís, Carla Sofia Luís e Paulo Osório, sendo composta por 22 capítulos de especialistas da língua e da cultura, onde se inclui o Prémio Nobel da Paz de 1996, o timorense Carlos Filipe Ximenes Belo.

O livro reúne contributos de autores de países como Angola, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Macau e Portugal.


“A Língua Portuguesa no Mundo: passado, presente e futuro” surge assim num contexto que aponta para o aumento da preponderância do Português, devido a fatores como as projeções de crescimento demográfico relativas ao mundo lusófono, a presença em vários continentes – que também lhe garante importância no mundo dos negócios –, ou a valorização política, económica e cultural de determinadas regiões, cada vez mais relevantes para a ordem internacional, como é o caso do Atlântico Sul.

A sessão de apresentação está marcada para o Auditório da Biblioteca Central, às 18:00 horas. Conta com a presença de Annabela Rita e Miguel Real.