Unhais acolhe “Serranices”

Caminhadas, atividades desportivas, animação de rua, workshops, produtos regionais são algumas das propostas da organização, para os três dias de um festival que nasceu em 2012 e que tem como pano de fundo a defesa da Cabra Serrana ecótipo Serra da Estrela.

Joana Lourenço, vice-presidente da Associação Serranices, que organiza o festival, não esconde a satisfação ao afirmar que “apesar de haver ainda muito a fazer, em 2012 quando iniciámos o festival havia um produtor de Cabra Serrana que estava em vias de extinção, agora há três e o cenário já não é de extinção”.


“O objetivo está a ser atingido”, disse à nossa reportagem, mas há ainda muito a fazer, “o apuramento da raça demora a fazer-se, mas é preciso apostar na divulgação e nos seus produtos”, o que, diz “se está a conseguir aos poucos, já há quem faça sabonetes com o leite da Cabra Serrana”.

Para além da organização do festival, a Associação Serranices é a responsável por outras atividades que visam manter vivas “as tradições ligadas aos pastores e à Serra”, adianta ainda Joana Lourenço.

O festival “Serranices” decorre em Unhais da Serra com início na sexta-feira, 3 de Agosto, às 19:00. No sábado pela manhã tem prevista uma caminhada, durante a tarde de sábado e domingo as atividades centram-se na Praia Fluvial da Vila e no final da tarde no Largo da Igreja, local onde decorre o Serranices.

Foto: Serranices (Página Oficial do Evento – Facebook)