UBike-UBI bicicletas elétricas já estão na UBI

A UBI foi a quarta instituição de ensino superior a receber bicicletas elétricas no âmbito do projeto UBike que aprovou 15 candidaturas em todo o País.

Com um investimento global de cerca de 6 milhões de euros, para 3 mil bicicletas, que permitirão percorre anualmente 2 milhões e meio de quilómetros, o que “coloca o País no bom caminho, no que há proteção ambiental diz respeito”. Os dados foram avançados por José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente na UBI, após os primeiros quilómetros percorridos pelos veículos.


Na UBI ficarão 100 bicicletas num investimento de 500 mil euros, comparticipados na totalidade por fundos do PO SEUR. As bicicletas estarão à disposição de funcionários, professores e alunos da UBI, que “apenas terão que pagar uma taxa que inclui seguro”, adiantou aos jornalistas José Páscoa, vice-reitor da UBI. Têm autonomia para cerca de 60 quilómetros e poderão ser carregadas enquanto decorrem as aulas, explicou ainda o responsável.

José Páscoa adianta que o objetivo é que “a utilização das bicicletas seja diária, para mudar mentalidades e massificar a sua utilização”. Nesta altura há cerca de 300 inscritos para a atribuição das 100 bicicletas disponíveis. O “número de quilómetros a percorrer será um dos critérios de seleção”, afirmou.

As bicicletas têm características técnicas que lhes permitem facilmente ultrapassar as subidas de uma cidade de montanha como a Covilhã, garantem os responsáveis e também quem já experimentou, caso do próprio reitor da UBI, António Fidalgo, que se afirmou “satisfeito, já uso a bicicleta há alguns dias e pretendo continuar, fui o primeiro a inscrever-me”, disse aos jornalistas.

De resto os potenciais utilizadores apontam como grande dificuldade a falta de ciclovias. Uma lacuna que será “ultrapassada em breve pela Câmara Municipal” garantiu o reitor. Vítor Pereira reforçou a ideia. Considera que o projeto UBIKE UBI complementa o da autarquia. Na cerimónia protocolar de entrega das bicicletas na UBI o autarca recordou que o município já abriu concurso para a construção de 36 quilómetros de ciclovia, que deverão estar prontos na primavera do próximo ano.

O projeto ciclável da autarquia deverá estar pronto no final de 2019, adiantou ainda Vítor Pereira. O da UBI irá arrancar em pleno já em setembro, garantem os responsáveis.

Foto: UBI (Facebook)