UBI adere à Magna Charta Universitatum

A Universidade da Beira Interior aderiu esta terça-feira à Magna Charta Universitatum, numa cerimónia que decorreu em Salamanca. Desta forma, a UBI passa a ser subscritora de um documento histórico que reúne princípios académicos fundamentais, à semelhança do que já acontece com 816 universidades – dez das quais portuguesas – sediadas em 86 países.

A Magna Charta Universitatum defende a liberdade académica e a autonomia institucional como elementos essenciais no governo e auto-compreensão das universidades. Assinada em 1988, por 388 reitores e responsáveis universitários de todo o mundo, está agora a ser alvo de uma reflexão, em Salamanca, com o objetivo ser modificada e atualizada. Pretende-se que passe a integrar os objetivos globais de desenvolvimento sustentável e os avanços em matéria tecnológica, como ferramentas básicas para a docência e a investigação.


Essas alterações vão ser discutidas por 250 reitores de 50 países, que participam nas conferências que assinalam a 30ª. Assembleia da Magna Charta Universitatum, com o lema “Valores universitários num mundo em mudança”.