Mutualista Covilhanense vence prémio BPI Seniores

“Idosos e Jovens num clique” foi o projeto vencedor, tem por objetivo combater a infoexclusão e o isolamento naquela faixa etária. O anúncio dos vencedores da edição de 2018 foi feito ontem, numa cerimónia que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

O Prémio BPI Seniores é atribuído anualmente a iniciativas de instituições privadas sem fins lucrativos que melhorem a qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idade superior a 65 anos.


O projeto da Mutualista Covilhanense tem como parceiros a Escola Secundária Quinta das Palmeiras e o Laboratório NetGNA do Instituto Telecomunicações e Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior.

O prémio pecuniário tem o valor de 17 mil euros, o projeto contempla a criação de uma sala multimédia adaptada às necessidades dos seniores, possibilitando-lhes a produção digital de conteúdos multimédia, mini reportagens e outros trabalhos e experiências em conjunto com jovens.

Os jovens participarão em regime de voluntariado e ensinarão os seniores a usar as novas tecnologias. Por sua vez, os seniores partilharão com os mais novos memórias, rituais e experiências que adquiriram ao longo da vida, promovendo a cidadania.

Em nota de imprensa a Mutualista Covilhanense dá conta que numa primeira fase, os beneficiários serão os utentes da associação – da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) –, prevendo-se depois que o projeto se abra progressivamente à comunidade e a seniores de outras instituições sociais. Com duração de um ano, o “Idosos e Jovens num clique” culminará com uma experiência itinerante destinada a partilhar o projeto com a comunidade em geral.

Esta é a segunda vez que uma iniciativa da Mutualista Covilhanense é distinguida com o Prémio BPI Seniores. A primeira vez foi na edição de 2016, com o projeto da Unidade Móvel de Saúde, intitulado “Saúde + Perto de Si”.