“Exigimos a diferenciação do interior”

Uma declaração de João Casteleiro, presidente da Assembleia Municipal na sua intervenção na sessão solene comemorativa do “dia da Cidade”

João Casteleiro, presidente do órgão e simultaneamente presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB), referiu no seu discurso que continuará a reivindicar a diferenciação do interior. Preside a uma instituição “com algumas 42 valências Médicas, algumas únicas no interior, mas que tem carências a nível de recursos humanos e de financiamento”. São razões para a existência de listas de espera que se registam “em áreas em que é difícil captar recursos humanos, em todo o país e mais no interior, mas garantiu que “não irá baixar os braços, e continuará a reivindicar a diferenciação positiva do interior”.


João Casteleiro passou em revista os números da unidade de saúde que recentemente adquiriu o estatuto de Universitária, realçando que no ano passado 273 alunos de 35 países diferentes escolheram o CHUCB para fazer formação”, para além dos mais de 1000 estudantes nacionais que anualmente passam pelo CHUCB. Destaque também para o corpo clinico que “tem mais de uma centena de médicos e enfermeiros que exercem a docência”.

Dados que mostram que a interioridade “nos afeta mas não nos complexa”, concluiu.

Por: Gina Almeida