Paul volta a ser capital da jeropiga

O Paul volta a ser a capital da jeropiga a partir de amanhã e até dia 2 de dezembro com a realização da edição 14 da Santa Bebiana. A organização do evento está a cargo da Casa do Povo do Paul, que espera atrair cerca de 15 mil visitantes durante dos 3 dias do evento.

“A jeropiga é a rainha, mas a Santa Bebiana é muito mais que isso, é manter o espírito genuíno do que acontecia há mais de 100 anos na freguesia”, diz a organização do evento que considera esta a sua maior preocupação.


Para que esta genuinidade não fosse beliscada a organização introduziu alterações ao regulamento, para que a festa não se desvirtuasse e se transformasse em mais uma “de comes e bebes”, fugindo ao ambiente e aos sons tradicionais.

No campo musical a Santa Bebiana terá ao longo dos 3 dias, 11 grupos de música tradicional e animação de rua, e a organização irá disponibilizar música ambiente para cada uma das tascas. Ainda nesta matéria do rigor, a organização impõe horários de abertura e fecho bem como muito rigor na decoração de cada tasca, ou expositor do certame.

Ao todo para a edição deste ano são cerca de 30 entre expositores de artesanato e produtos regionais. Também aqui a gastronomia é selecionada e só entram na festa os produtos típicos da região. Quanto ao programa, a festa abre amanhã com a chegada da santa à praça, um dos momentos altos do dia. Ainda na sexta-feira será feito um concurso de jeropiga e eleita a melhor entre os tasqueiros presentes.

Os passeios pela freguesia serão também uma constante, no sábado o destaque vai para um passeio de bicicletas antigas, as chamadas pasteleiras e um passeio gastronómico. Ainda durante a tarde terão lugar diversos workshops e tertúlias no café mais antigo da vila, para relembrar os serões à lareira.

À noite o ponto alto será a procissão profana em honra de Santa Bebiana. Já no domingo o destaque da tarde vai para a realização de um mercado na praça, onde se pretende voltar ao passado, com a troca de produtos e prova de jeropiga para eleger a melhor da região. A terminar esta edição 14, terá lugar a tradicional Purga das Afrontas e o Adeus à Santa.

Para além da festa esta edição da Santa Bebiana tem também um cariz solidário, a organização está a vender pulseiras do evento cuja receita reverte a favor da secção do Paul dos Bombeiros Voluntários. A preocupação ecológica também está presente, todos os copos utilizados são reutilizáveis.

De salientar que a Rádio Clube da Covilhã irá marcar presença no evento, produzindo diretos desde a vila do Paulo durante todo o fim-de-semana.