António Fildalgo: “FCS foi refundação da UBI”

“A criação da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da UBI foi a refundação da universidade”. Quem o disse foi o reitor da Universidade da Beira Interior na cerimónia que assinalou os 20 anos da faculdade, que decorreu na última sexta-feira.

António Fidalgo, na sessão de encerramento da cerimónia mostrou “gratidão incomensurável” para com os criadores que “arrancaram do nada” e criaram aquela que o reitor considerou “a joia da UBI”. Uma escola que “já formou mais de mil médicos”, salientou. O reitor afirmou mesmo que “quando a FCS está bem, a UBI está bem”, num paralelismo com o que afirmam os responsáveis pela gigante dos EUA, General Motors.


Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, esteve presente no início da cerimónia, considerando o modelo de ensino seguido pela instituição da Covilhã um “exemplo nacional, transformador e inspirador”, referiu. Para o governante, “20 anos após a sua criação percebe-se bem esse papel transformador na vivência da UBI”. O ministro reforçou que a instituição “hoje não tem nada a ver com o que acontecia há 20 anos”, e isso deve-se não só “ao ensino da medicina”, mas “também dos outros cursos na área”. Para Manuel Heitor, o exemplo da Covilhã, “e as metodologias pedagógicas”, são uma “história de sucesso que deve ser orgulho para todos”, defendendo, por essa razão, o ensino das ciências da saúde noutras universidades.

Miguel Castelo Branco salientou que a instituição mostra “que as pessoas do interior são capazes, apesar da dimensão do desafio”. Para o presidente da Faculdade de Ciências da Saúde, contra “as vozes e vontades dos Velhos do Restelo construiu-se um projeto sólido e eficaz”. Miguel Castelo Branco anunciou ainda a criação do Conselho Consultivo que irá trabalhar de “forma intima” com a faculdade e com o Centro de Investigação em Ciências da Saúde. Desta forma poderão estar “mais atentos às necessidades da sociedade para que a investigação e os currículos reflitam o que é mais relevante”.

Recorde-se que foi a 4 de Dezembro de 1998 que o Conselho de Ministros, liderado pelo primeiro-ministro António Guterres, aprovou a resolução que acolheu a proposta da Universidade da Beira Interior para fazer no Interior do País uma faculdade na área da saúde.