UBI avança com Centro de Competências em ‘Cloud Computing’

A constituição do Centro de Competências em ‘Cloud Computing’ na Universidade da Beira Interior já está formalizada, implicando um investimento superior a 1,7 milhões de euros. O novo centro terá a designação de ‘C4’ e ficará instalado no UBIMedical, estrutura da UBI que tem já associadas diversas empresas e entidades da zona centro e de outras regiões, designadamente a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE).

Em nota de imprensa, a UBI especifica o ‘C4’, cujo diretor executivo será contratado através de concurso internacional que está já a decorrer, integrará uma equipa de 20 doutorados que estão já a ser recrutados e que irão trabalhar no sistema de computação na nuvem nas vertentes de saúde e de administração pública, entre outras. Segundo a mesma nota, esta estrutura “é considerada estratégica pela reitoria da UBI para alavancar a universidade e a economia da região no domínio das tecnologias de informação, comunicação e eletrónica”.


Segundo o mesmo documento, o centro de competências, cujo memorando de entendimento para a sua criação foi assinado em 2015, vai trabalhar em quatro linhas de investigação: “Sistemas Cloud”; “Aplicações Cloud”; “Prospeção de Dados na Cloud”; “Cloudificação da Administração Pública”. No seu conjunto, o trabalho a realizar em cada um dos temas “irá resultar no estudo dos sistemas ‘cloud’, de modo a permitir uma melhor exploração de recursos e serviços proporcionados pelos operadores de serviços ‘cloud’ aos utilizadores, propiciar a utilização de aplicações através da ‘nuvem’, beneficiando do poder de armazenamento e computação”.

A UBI explica igualmente que vão ser desenvolvidos novos instrumentos de análise de dados (Data Mining) na nuvem e potenciar as tecnologias da ‘cloud’ no contexto da administração pública. O ‘C4’ pretende “explorar o potencial disponível para resolver problemas de várias áreas da sociedade, como a bioinformática, robótica industrial, segurança de dados e defesa da biodiversidade, usando a tecnologia da ‘cloud’, saúde e administração pública”, acrescenta a instituição de ensino superior covilhanense.

O memorando de entendimento para a constituição deste centro foi assinado em setembro de 2015 pela UBI e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. Um ano depois, em 2016, o reitor da UBI, António Fidalgo, apelou publicamente ao Governo para que tomasse “uma decisão política” de modo a que o novo centro de competências pudesse avançar. O projeto, que irá contar com o envolvimento de dezenas de investigadores da UBI e de outras instituições de ensino da região, parece estar agora próximo de se tornar realidade.