AECBP inicia novo ciclo

“Uma associação totalmente renovada, jovem e dinâmica, eclética e motivada”. Foi desta forma que o novo presidente da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP) definiu a equipa que irá liderar até 2021. Henrique Gigante falava na tomada de posse dos órgãos sociais, momento em que formalmente assumiu a presidência com “grande sentido de responsabilidade e espirito de missão”. O presidente agora em exercício prometeu “uma mudança de paradigma de atuação”, com a AECBP “cada vez mais voltada para fora, com diálogo permanente com todos os agentes da economia dos três concelhos”, salientou.

Com a missão de conseguir “uma Cova da Beira com mais empreendedorismo, mais e melhores oportunidades, mais pessoas, mais jovens, mais empregos, mais atratividade”, Henrique Gigante aponta como objetivos para o seu mandato “sanar a débil situação económico-financeira da Associação, lutar pela abolição das portagens na A23 e A25, criar um pacote alargado de benefícios fiscais para o Interior e conter o esvaziamento de serviços do território, combatendo a desertificação e o envelhecimento da população”, o que será conseguido com união das empresas e empresários, afirmou.


Como primeiro ato oficial após a tomada de posse, Henrique Gigante rubricou protocolos que vão integrar “o novo programa de benefícios às empresas associadas, e que se materializa num cartão de descontos e condições especiais em parceiros em áreas como negócio, banca, seguros, saúde e publicidade”.

O momento serviu ainda para apresentar o novo website e a nova imagem corporativa da AECBP num “rebranding evocativo das origens da Associação, homenageando o seu quase um século de História”, disse Henrique Gigante, acrescentando que “a imagem reflete também o compromisso com as empresas associadas e com o futuro, recuperando no logótipo a representatividade do comércio, da indústria, dos serviços e do turismo”. O novo site da associação, que em 2020 completa 100 anos, “é mais funcional e mais próximo dos associados e da comunidade”, reforçou o presidente

No novo pacote de serviços aos associados, destaque para o gabinete jurídico que está já a funcionar desde segunda-feira e o gabinete de apoio à inovação, que será criado em breve, como “aposta forte no estímulo à inovação e à competitividade”.

Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, aproveitou o momento para destacar a importância vital da Associação Empresarial para os concelhos envolvidos, garantindo o seu total apoio ao novo projeto. Vítor Pereira garantiu saber das “duras dificuldades que organizações desta natureza enfrentam num mundo em constante mudança, que rapidamente deixou de responder aos modelos e estratégias convencionais para o desenvolvimento das atividades económicas”. O presidente da CMC considera que os novos órgãos sociais da associação irão enfrente “um grande desafio”, mas que acredita que, “com esta equipa jovem e entusiasmada, o futuro empresarial da Cova da Beira vai ser diferente, cheio de sucesso e concretizações”. Vítor Pereira finalizou assegurando que , a AECBP, “pode contar com o total apoio da Câmara Municipal da Covilhã”.

Para Rui Lourenço, presidente da Assembleia Geral, a associação empresarial apresentou-se neste início de ciclo com 4 “desafios vitais” a enfrentar: “ser relevante para os associados, sustentável, promover a qualificação de pessoas e empresas e liderar processos de inovação e cooperação empresarial”.