ASTA com novo projeto artístico

Tecer-Entretecer-Destecer é o novo projeto artístico da ASTA em torno do universo têxtil da Covilhã e da Região. “Pretende ser uma espécie de revisitação contemporânea, que permitirá outras leituras do passado da Covilhã e ajudará a compreender melhor o presente, abrindo portas para o futuro”, explica a companhia covilhanense, que se guia para a criação pela obra de Ferreira de Castro, “A lã e a neve”.

O projeto está a ser criado em residência artística, e tem como timoneiro Miguel Pereira, “um dos mais conceituados coreógrafos nacionais, e um dos expoentes máximos da nova dança portuguesa” afirma a Associação de Teatro de Outras Artes em comunicado.


Nesta primeira fase a companhia trabalha na Covilhã, com viagens pela Serra da Estrela e aldeias adjacentes, serão visitadas fábricas abandonas e outras em funcionamento, museus, paisagens e rotas de transumância.

Em Famalicão da Serra terá lugar a primeira mostra pública no dia em que a ASTA cumprirá 19 anos, a 4 de maio. Segue-se depois uma digressão nacional que irá passar por cidades como o Porto, Beja, Évora, Vila Franca de Xira, Guarda, Covilhã, Idanha-a-Nova e Gouveia, onde o projeto estreará a 11 de maio. Estão também já agendados espetáculos para Santander e Burgos, em Espanha.