ASTA recebe prémio europeu

O projeto Tell Me – Theatre for Education and Literacy Learning of Migrants in Europe, que envolve a companhia ASTA – Teatro e Outras Artes, da Covilhã, foi distinguido com o European Language Label. A cerimónia de entrega do prémio terá lugar no Europe Festival, de 7 a 9 de maio, em Florença, Itália. Este prémio é atribuído anualmente a iniciativas que promovam o acesso e aprendizagem das diferentes línguas, através de formas inovadoras.

A ASTA foi a companhia escolhida para representar Portugal nesta metodologia. O objetivo deste programa visa a ensinar as populações migrantes na aprendizagem da língua e da matemática, ao chegarem a um país desconhecido, com uma língua desconhecida. Com coordenação e desenvolvimento a cargo de Sérgio Novo, presidente e diretor artístico da ASTA, este é um projeto europeu ímpar no campo do ensino não formal da língua e da matemática. O programa foi desenvolvido nos últimos dois anos, tendo juntado num consórcio europeu várias estruturas que se dedicam ao ensino e à arte dramática. Este projeto pioneiro foi financiado pela União Europeia ao abrigo do programa Erasmus +.


No âmbito do projeto experimental, que foi concluído com enorme êxito, foram desenvolvidas várias ferramentas e metodologias ao longo de dois anos de trabalho e pesquisa que decorreram não só em Portugal, mas também em Itália e na Suécia.