Centro de competências em ‘cloud computing’ da UBI está para breve

A constituição do Centro de Competências em ‘Cloud Computing’, denominado de “C4”, na Universidade da Beira Interior (UBI) já está formalizada e implica um investimento superior a 1,7 milhões de euros.

Pedro Inácio, diretor do departamento de informática da UBI, falou à Rádio Covilhã que “logo que os primeiros contratados cheguem estarão aptos a funcionar”, especifica que a UBI tem um concurso a decorrer para cerca de 20 doutorados. O diretor será recrutado por concurso internacional também já a decorrer. A maioria dos projetos a desenvolver serão na área de informática, referiu Pedro Inácio, avançando que “há projetos noutras áreas como a medicina e a administração pública”. O docente explica que a investigação científica nestas áreas é já habitual na UBI, sendo agora feita de uma forma diferente.


“O ‘C4’ pretende explorar o potencial disponível para resolver problemas de várias áreas da sociedade, como a bioinformática, robótica industrial, segurança de dados e defesa da biodiversidade, usando a tecnologia da ‘cloud’, saúde e administração pública”. Outros dos benefícios é trazer “especialistas na área para a Universidade e projetar o que irá acontecer após os 3 anos iniciais, para tentar trazer mais projetos para a região dentro desta área que está em crescimento”, salientou o responsável.

O projeto vai contar com a colaboração de dezenas de investigadores da UBI e irá permitir o envolvimento dos alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento da área de informática, “que terão melhores condições para desenvolver os seus projetos de investigação”, referiu o docente. O centro ficará instalado no UBIMedical, tendo já associadas diversas empresas e entidades da zona centro e de outras regiões, nomeadamente a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE).