Mais de 6 mil idosos estão sós ou isolados na Beira Interior

Na Beira Interior mais de 6300 idosos vivem sós ou isolados, este é resultado dos “Censos Sénior” que a GNR realizou no mês de outubro. No distrito de Castelo Branco sinalizou 2 326 casos e na Guarda 4 008, no país são 45 563. O objetivo da operação “Censos Sénior”, foi atualizar os registos das edições anteriores e identificar novas situações de idosos que vivem sozinhos e/ou isolados.

Durante a operação, os militares privilegiaram o contacto pessoal e a realização de ações em sala, no sentido de sensibilizarem este público-alvo para que não adotem comportamentos de risco, evitando que se tornem vítimas de crimes, como furtos, roubos ou burlas.


Desde o ano de 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da operação “Censos Sénior”, a GNR “tem construído uma base de dados geográfica, cada vez mais completa, proporcionando assim um melhor apoio à pessoa idosa, o que certamente tem contribuído, por um lado, para a criação de um clima de maior confiança e de empatia entre os idosos e a GNR e, por outro, tem potenciado uma segurança efetiva e o aumento do seu sentimento de segurança” refere a GNR em nota de imprensa.

A GNR esclarece que “as situações de maior vulnerabilidade detetadas foram reportadas às entidades competentes, sobretudo de apoio social, no sentido de fazer o seu acompanhamento futuro”.