DGS reconhece pioneirismo do serviço de nutrição e atividade física do CHUCB

Um serviço que na Covilhã existe há mais de 15 anos, liderado pelo médico Themudo Barata, foi escolhido pela Direção Geral da Saúde (DGS) como exemplo do que se deve fazer na promoção da atividade física. A apresentação do projeto do CHUCB tem lugar amanhã nos Paços do Concelho de Lisboa.

A forma como na Covilhã o serviço encara a prescrição da atividade física “como parte integral do processo terapêutico” é considerada “um caso de sucesso, único e inédito no país”, reconhece a DGS ao escolhe-lo para integrar o Programa Nacional da Promoção da Atividade Física.


João Casteleiro presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB), salienta que “a escolha do modelo seguido na Covilhã, para ser copiado por hospitais de maior diferenciação do litoral e dos grandes centros, é motivo se satisfação”. O responsável acrescenta que esta é a prova de que “no interior há serviços que funcionam bem, são pioneiros e inovadores”.

Para o administrador esta é a prova de que “independentemente dos meios, muitas vezes só é preciso ter ideias e gente dedicada como é o caso”, acrescentando que “desde que se pense em fazer colocando em primeiro lugar a população tudo é possível”.

Recorde-se que o Diretor do SNAF do CHUCB e docente Universitário com doutoramento em “Atividade Física na Obesidade” e especialização em Medicina Interna e Medicina Desportiva, destaca há vários anos nas suas consultas a chamada “medicina do estilo de vida”, na qual salienta a importância do exercício físico na prevenção e controlo da doença, e segundo o qual “não basta ter uma consulta, para mudar hábitos alimentares, é preciso pôr as pessoas a praticar atividade física.”

Themudo Barata é também elemento integrante da equipa vencedora do Prémio Ernesto Roma 2014-2015, galardão atribuído ao “Programa Diabetes em Movimento”, pela Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal e destinado a incentivar a investigação em todos os campos da diabetologia.