Ministro Siza Vieira escolhe a Covilhã para instalação de Centro de Inovação do Turismo

O Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, anunciou esta manhã a criação do Centro de Inovação do Turismo na Covilhã. O governante falava na audição na Comissão de Economia Inovação e Obras Públicas. Um organismo único a nível nacional que ficará sedeado nas antigas instalações dos correios no centro da cidade refere Vítor Pereira, que considera este um dia histórico para a Covilhã.

Siza Vieira avançou que o objetivo do centro é “inovar e ter melhores práticas na indústria turística quer em termos de produto quer de processo”. O governante enquadra a criação deste centro na “estratégia nacional para a inovação que pretende que em 2030 haja 3% Produto Interno Bruto em investigação e desenvolvimento”.


Este anúncio “é o culminar de um trabalho árduo desenvolvido nos últimos meses”, disse à Rádio Covilhã o presidente da Câmara, Vítor Pereira. Para o autarca, face ao posicionamento da Covilhã no panorama turístico, “faz todo o sentido que tenha ganho esta causa”. O centro irá funcionar nas antigas instalações dos correios, no centro da cidade. Para Vítor Pereira este é um dia importante para a Covilhã, “uma vez que este é um centro único no país e terá âmbito nacional”.

O Centro de Inovação do Turismo (NEST) foi publicamente apresentado a 24 de setembro, é um projeto dinamizado pelo Turismo de Portugal em parceria com várias entidades nacionais e internacionais, apoiando o desenvolvimento de novas ideias de negócio, o desenvolvimento e experimentação de projetos e a capacitação das empresas no domínio da inovação e da economia digital no setor.

Um centro que terá uma forte ligação “à Universidade da Beira interior, às escolas de turismo e centros de incubação, naquele que será um veículo transformador do turismo em Portugal”, salienta o autarca que cita a secretária de Estado do Turismo ao referir “que se trata de antecipar o futuro”. São motivos para Vítor Pereira considerar este dia como “histórico para a cidade”, garantindo que tudo irá fazer para que “cumpra os seus objetivos e desígnios”. Não avança ainda com datas para o seu arranque, mas garante que “será para por em marcha o mais rápido possível”. O edil reforça ainda a relevância do centro com a criação de “importantes postos de trabalho, qualificadíssimos, no centro histórico da Covilhã”.

 

Os fundadores do NEST são, entre outros a ANA – Aeroportos de Portugal; o Banco BPI; a Brisa – Autoestradas de Portugal, S.A.; o Google; a Microsoft Portugal e Turismo de Portugal.