Fevereiro fica marcado na História do Snowboard Português

Em nota de imprensa a Federação de Desportos de Inverno de Portugal, dá conta dos “excelentes” resultados conseguidos por atletas lusos no decorrer deste mês, em várias provas internacionais.

Um mês em que Christian de Oliveira foi o 1.º snowboarder português a participar nos campeonatos do mundo da modalidade, obtendo no dia 5 um excelente 15.º lugar em Snowboard Slalom Paralelo e um 35.º lugar em Snowboard Slalom Gigante Paralelo, este a 4 de fevereiro. Dias depois, já na Suíça, conseguiu o melhor resultado de sempre de um português na Europa Cup em Snowboard Slalom Paralelo, com um 15º lugar no dia 9 de fevereiro e um 20º lugar no dia 10 do mesmo mês.


Também no dia 5 de fevereiro, Pedro Herdeiro, primeiro atleta de desportos adaptados de inverno (diagnosticado com Esclerose Múltipla Primária Progressiva) participou, na estância de Dizin, na 2019 World PARA Snowboard WPSB / Asian Cup e trouxe do Irão duas medalhas de bronze e a taça de 2.º lugar por equipas, com o treinador e selecionador nacional Nuno Marques (Mancha) e o fisioterapeuta Valter Soares.

A 9 e 10 de fevereiro, depois de uma “rápida” viagem dos EUA para a Suiça, Christian de Oliveira conquistou o seu melhor resultado de sempre numa prova da Europa Cup, com o 15º e o 20º lugar na prova Snowboard Slalom Paralelo em Lenzerheide. É também o melhor resultado de sempre de um português na Europa Cup. Sempre acompanhado do treinador Richard Pickl, no fim-de-semana seguinte, 16 e 17 de Fevereiro, em SimonHoehe na Austria, Christian de Oliveira faz o 7.º melhor tempo na prova de sábado da Federação Internacional de Ski – FIS, e no domingo subiu ao pódio com a medalha de prata conquistada no 2.º lugar de Snowboard Slalom Gigante. Já em Itália, a 23 e 24 de fevereiro, continuou a demonstrar a excelente forma em que se encontra e conquistou 2 magníficos 4º lugares nas duas provas de Snowboard Slalom Gigante Paralelo da FIS em Funes / Villnoess.

Na disciplina de Freeride, o snowboarder português, Carlos Manuel Santos Seixas, que iniciou esta época o percurso na Freeride World Qualifier e que já conquistou pontos suficiente para atualmente participar em provas 3 estrelas da FWQ, no início de fevereiro conseguiu o 16º lugar na 2019 EngandinSnow 3*, na Suíça e a 16 de fevereiro conquistou o 23.º lugar na 2019 Bruson Freeride 3* também na Suíça.