“Carnaval da Neve” chega à Covilhã já este sábado

Arranca já este fim-de-semana a programação no âmbito do Carnaval da Neve. Uma coorganização da Câmara Municipal da Covilhã e de cerca de 20 associações do concelho, entre elas o Clube Nacional de Montanhismo que há cerca de 60 anos detém a marca “Carnaval da Neve”.

A iniciativa começa este sábado e decorre até 5 de março, com atividades que “foram marcantes na edição do ano passado” e que este ano “foram reforçadas”, disse Regina Gouveia, vereadora da cultura na autarquia. Exposições, concertos, pista de gelo, desfiles e bailes, serão alguns dos marcos desta edição. Um dos destaques vai para o “desfile social”, a ter lugar na sexta-feira, 1 de março, em que a organização espera, “à semelhança do ano passado”, a participação de cerca de 1000 crianças, das escolas do concelho, e seniores. Outro dos pontos altos é o desfile “Carnaval do Mundo”, que pela primeira vez contará com a participação de 7 associações do concelho, que a “autarquia apoia para o efeito” e que sairá à rua no domingo, dia 3 de março. As associações apresentarão, na sua maioria, carros alegóricos, “reciclando materiais e trajes de outros eventos como as marchas populares”, referiu a vereadora.


Quanto a novidades, salientou a autarca na conferência de imprensa de apresentação do evento, a nota vai para a mudança de local dos bailes de sábado (dia 2 de março) e de segunda-feira (4 de março), que irão decorrer no estacionamento do Mercado Municipal.  Novidade em destaque são também as exposições, uma delas promovida pela Federação de Desportos de Inverno, no edifico da antiga PT, que terá associada uma pista de curling para demonstração. A outra exposição estará patente ao público na sala de exposições temporárias da Galeria António Lopes, uma mostra de máscaras do mundo, “que têm a ver com os vários continentes e mostra o seu papel em diferentes contextos”, salientou Regina Gouveia.

O “cenário” principal do “Carnaval da Neve” na cidade continua a ser a praça do município, que recebe já a partir deste sábado uma pista de gelo, e um espaço lúdico para os mais novos denominado “banquete de gelo”, explica a responsável. Ainda na cidade, é objetivo “reunir o maior número possível de foliões”, na tarde de dia de carnaval, para uma “parada”. Para o efeito a organização preparou “kits folião”, que podem ser adquiridos nas lojas aderentes, ou conseguidos gratuitamente angariando 12 carimbos, no passaporte “carnaval da Neve”, passando nas lojas que “têm montras no âmbito do evento”, executadas numa parceria com a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor.

No que toca á programação em plena montanha, que está a ser coordenada pelo Clube Nacional de Montanhismo (CNM), o destaque vai para o Open Ski “Taça da Covilhã – Carnaval da Neve” a decorrer no dia 2 de março. O clube está ainda a organizar duas caminhadas entre a Covilhã e a Serra da Estrela. As restantes atividades centram-se nas Penhas da Saúde, com destaque para o recrear “do baile típico dos anos 50 na Pousada da Juventude”, salienta Lino Torgal, presidente do CNM. O mesmo referiu que o objetivo do clube “é que a Serra da Estrela tenha um grande peso no evento”, para “lhe dar uma caraterística única”, promovendo “um produto crescentemente turístico”.