Projeto Escolhas com continuidade assegurada

O Programa Escolhas aprovou quatro candidaturas, duas na Covilhã, uma em Belmonte e uma no Fundão. A Beira Serra é entidade promotora e gestora do Trajetos – E7G para o concelho da Covilhã, e entidade gestora do JUMP- E7G para o concelho de Belmonte, ambos com duração de dois anos (2019-2020). 

O Projeto Trajetos – E7G obteve 79 pontos, pontuação mais elevada da zona Centro, envolve o Consórcio constituído pela Beira Serra, Município da Covilhã, Freguesias de Boidobra, Teixoso e Sarzedo, CPCJ da Covilhã, Agrupamento Pêro da Covilhã, Agrupamento de Escolas “A Lã e a Neve” e Agrupamento de Escolas do Teixoso. O projeto capta para o Concelho da Covilhã 138.940,80 euros, desenvolve-se em contexto escolar nos Agrupamentos de Escolas: Pêro da Covilhã, A Lã e a Neve e Escolas do Teixoso e em contexto de intervenção comunitária nos Bairros Sociais: Alâmpada e Nogueiras. Os destinatários são crianças e jovens dos 6 aos 25 anos, familiares e profissionais de educação. A ação é direcionada em particular aos alunos de 1º e 2º ciclo, destacando-se crianças e jovens ciganas/os que apresentam problemas de absentismo e consequentemente insucesso escolar.


O Projeto JUMP- E7G obteve 74 pontos, terceira melhor pontuação da zona Centro, tem como entidade promotora o Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral, a Beira Serra é entidade gestora, a Câmara Municipal de Belmonte, Junta de freguesia de Belmonte e Colmeal, Junta de Freguesia de Caria, CPCJ de Belmonte e Associação de Pais do AEPAC integram o consórcio JUMP – E7G. O projeto capta para o concelho de Belmonte 138.352,94 euros.