Brigada de Sapadores Florestais da CIM Beiras e Serra da Estrela começa a operar em março

A Brigada de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) vai começar a trabalhar em março, disse hoje à agência Lusa uma fonte daquela estrutura. Segundo o presidente da CIM-BSE e da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, após a fase de preparação, a Brigada de Sapadores Florestais, constituída por 15 elementos, irá “para o terreno em março”.

A Brigada de Sapadores Florestais da CIM-BSE é constituída por três equipas, de cinco elementos cada. Uma das equipas ficará instalada no concelho de Belmonte, outra no município de Pinhel e a terceira no concelho de Gouveia. De acordo com a CIM-BSE, as equipas vão atuar nos 15 municípios abrangidos e, na época de combate aos incêndios e durante os serviços de limpeza de faixas da rede nacional, trabalharão sempre em conjunto.


Recordar que a CIM-BSE recebeu, no final do ano de 2018, três viaturas destinadas à operacionalização da sua Brigada de Sapadores Florestais. Os elementos da Brigada “irão ter a responsabilidade na instalação e manutenção da rede primária de defesa da floresta contra incêndios, nas ações de consolidação e pós-fogo, bem como nas ações de estabilização de emergência”, segundo aquela entidade.