Cirurgia do CHUCB aposta em formação com técnicas inovadoras

O serviço de cirurgia geral do CHUCB, esta semana, em parceria com a Olympus e a Applied Medical, realizou uma ação de formação em cirurgia minimamente invasiva para tratamento de patologia do cólon e recto. Este evento teve como formador convidado Ramón Cantero, médico especialista em Cirurgia Geral no Hospital Universitário de La Paz, em Madrid, reconhecido impulsionador de diversas técnicas inovadoras na área da coloproctologia, sendo mesmo, considerado em Espanha, como o médico mais experiente na área da cirurgia minimamente invasiva endoscópica transanal.

Sob a sua direção foram realizadas duas cirurgias, uma por via transanal para remoção de uma lesão do recto e outra por via laparoscópica, para tratamento de neoplasia maligna do cólon transverso. Estes procedimentos, com recurso a tecnologias minimamente invasivas, permitem aos doentes uma recuperação com menos dor, um período de internamento mais curto e um retorno à atividade diária mais precoce. Estiveram presentes na assistência e participaram na discussão dos casos clínicos, afetos às duas cirurgias realizadas, o corpo clínico do serviço de Cirurgia Geral e Internos de formação geral e específica do CHUCB, bem como alunos de Medicina da FCS-UBI e ainda cirurgiões da ULS de Castelo Branco.


Em nota de imprensa o CHUCB afirma que “o serviço de Cirurgia Geral pretende continuar a apostar num processo formativo de qualidade, que permita oferecer à população cuidados de saúde de excelência”.