UBI homenageia Mário Pereira

O tributo, a título póstumo, realiza-se no Centro de Ótica na segunda-feira às 11h. No âmbito da iniciativa, que está agendada para as 17h30, será descerrada uma placa em que é atribuído o nome do docente ao Laboratório de Ensino de Ótica, estrutura que integra o Centro de Ótica.

Recorde-se que Mário Pereira licenciou-se, em 1988, em Física – Ramo Materiais, pela Universidade de Aveiro. Já na UBI, em 2002, obteve o Grau de Doutor em Física, com a tese intitulada “Reconhecimento do Padrão Ótico da Estrutura da Folha de Papel”, com orientação de Paulo Fiadeiro.


Profissionalmente integrou o corpo docente do Departamento de Física da UBI (DF-UBI) desde outubro de 1988, primeiro como Assistente Estagiário, tendo passado à categoria de Professor Assistente, em maio de 1994, até à data do seu falecimento em 2008. Durante esse período, lecionou nos cursos de licenciaturas em Física Aplicada, em Ensino da Física, em Ensino da Química e em Química Industrial e ainda nas engenharias de Produção e Gestão Industrial, Têxtil, do Papel, Aeronáutica, Eletrotécnica, Eletromecânica, Mecânica e Engenharia Civil. 

Enquanto investigador, além da participação em diversos projetos, integrou a Unidade de Investigação e Desenvolvimento de Deteção Remota, do Departamento de Física da UBI, e o Centro de Ótica. Foi também membro da Academia de Ciências de New York, desde novembro de 1997, e da Comissão de Normalização CTE-76, desde dezembro de 2001.