Faleceu Amílcar Cavém, antiga glória do Sp. Covilhã

Amílcar Barrocal Gomes Cavém, nascido a 15 de agosto de 1930, faleceu ontem, deixando de luto o Sporting Clube da Covilhã, clube onde passou a maior parte da sua carreira desportiva.

O defesa central representou o Sporting da Covilhã durante 11 épocas, chegando aos Leões da Serra na época 52/53 vindo do emblema da sua terra natal, o Lusitano Futebol Clube de Vila Real de Santo António.


Ao longo dos 11 anos em que vestiu a camisola covilhanense, Cavém participou em 148 jogos na 1ª divisão. Nesse período ajudou a equipa serrana a conquistar a melhor classificação da sua história, um 5º lugar na época 55/56, e a estar presente na final da Taça de Portugal de 56/57.

Amílcar Cavém era considerado um modelo de desportista para quem com ele conviveu, com enormes capacidades físicas e técnicas, com grande carácter e profissionalismo, sendo tido como uma das maiores glórias do clube. Era irmão do falecido Domiciano Cavém, bicampeão Europeu pelo SL Benfica e que também ele representou o Sporting da Covilhã durante duas épocas desportivas.


Foto: Amílcar e Domiciano Cavém envergando a camisola do Sp. Covilhã.