Cavaco Silva na UBI a 27 de março

O ex-Presidente da República participa numa conferência marcada para 27 de março, às 16:30, no Anfiteatro das Sessões Solenes. Aníbal Cavaco Silva estará na Universidade da Beira Interior, para falar sobre os temas da União Europeia e da moeda única. O ex-Presidente da República e antigo Primeiro-Ministro de Portugal será o principal interveniente da conferência que tem como título “A singularidade da construção europeia e o futuro do euro”.

O ex-governante irá falar sobre duas áreas nas quais foi interveniente ativo, pelo papel que teve no plano da integração de Portugal ainda na Comunidade Económica Europeia (CEE) e na chefia do Governo durante os primeiros anos de participação portuguesa no projeto europeu.


Cavalo Silva foi Primeiro-Ministro entre 1985 e 1995, altura em que Portugal se torna membro de facto da CEE (1 de janeiro de 1986). Participou ainda em algumas grandes decisões que envolveram, por exemplo, o Tratado de Maastricht, e na adesão do escudo ao Sistema Monetário Europeu, criando condições para a integração de Portugal no primeiro grupo de países da moeda única.

Antes de ocupar o cargo de chefe de Governo, foi Ministro das Finanças e do Plano em 1980-81, no Governo do Primeiro-Ministro Francisco Sá Carneiro. Presidiu ao Partido Social Democrata (PSD) entre maio de 1985 e fevereiro de 1995.