Dia Mundial da Água: ADC abre “guerra” ao plástico

Para assinalar o Dia Mundial da Água, a Águas da Covilhã (ADC), lançou a campanha “Frescura Sustentável”. A empresa vai entregar garrafas de vidro a diversos organismos públicos e associações, com o objetivo de “promover a diminuição do uso de plásticos”, por um lado, e “aumentar o consumo da água da rede pública”, por outro, disse o vereador e administrador delegado da ADC, José Miguel Oliveira, na reunião pública da autarquia esta manhã. Adianta que “a campanha poderá vir a ser alargada aos clientes da ADC, uma situação que será estudada em breve”.

A ADC iniciou hoje a distribuição das garrafas na Câmara Municipal, Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia, Centro Hospitalar, Universidade, Agrupamentos de Escolas e outros organismos públicos, “num total de cerca de 200 garrafas”, explicou o vereador. Uma iniciativa que será para continuar, em cima da mesa “está o seu alargamento a restaurantes e hotéis”, frisa José Miguel Oliveira.


Trata-se de um gesto “simbólico”, que “não envolve grandes verbas”, esclarece e que tem como principal objetivo a sensibilização, “do consumo de água da rede pública que é de excelente qualidade”, frisou. Em paralelo, a ADC tem a decorrer uma ação junto das escolas do concelho denominada de “aventura ADC”, em que as crianças do pré-escolar e 1º ciclo são desafiadas a realizar um conjunto de provas, num concurso que irá terminar a 1 de junho com a entrega de prémios.

Uma iniciativa que foi elogiada por Adolfo Mesquita Nunes, vereador do CDS-PP na autarquia, que recordou que tinha também já “sugerido a substituição do vidro por plástico, nos locais que são da responsabilidade do município.

A ADC avança com algumas vantagens da água da torneira, nomeadamente “não produz desperdício de plástico nem vidro, é mais barata do que a água engarrafada, não tem prazo de validade, está sempre fresca, encontra-se em qualquer lugar e é uma aposta num futuro sustentável” realça.