InovAldeias apresenta novos projetos para dinamizar aldeias

A InovAldeias, Associação de Desenvolvimento Integrado, com sede em Vale Formoso, apresenta no domingo os seus mais recentes projetos, uma revista e um grupo de teatro.

Fundada há apenas um ano, a associação “pretende apresentar inovações”, diz o seu presidente Paulo Gomes, adiantando que o objetivo é intervir nas “áreas cultural, recreativa turística e de desenvolvimento rural”, com especial enfoque nas “vivências das aldeias”.


No domingo vão apresentar os dois projetos em que têm centrado as atenções nos últimos meses. A revista, “Aldeias Vivas”, uma publicação “generalista”, com periodicidade trimestral. Paulo Gomes afirma que irão “tentar que esta sirva para afirmação da população local”, promovendo a “relação entre as aldeias e a população mais citadina” para que “ambas as partes possam beneficiar”, disse à nossa reportagem. Os conteúdos irão centrar-se “na vivência das aldeias”, com “histórias contadas na primeira pessoa por quem ali vive”, sem esquecer as tradições locais e tudo que “de bom as aldeias têm a oferecer”, afirma o responsável. O número zero da “Aldeias Vivas” é apresentado este domingo, vai estar disponível nas principais bandas da região, explica o responsável frisando que, “se se justificar a revista poderá vir a ser mensal”.

O Grupo de teatro amador, conta com todos os “elementos da população que se quiseram associar, com os seus saberes e cantares”, explica Paulo Gomes. Uma iniciativa em que “irão caminhar pouco a pouco”, mas “querem com alguma regularidade ter peças para estrear”. A primeira peça do grupo estreia este domingo, numa tarde cultural a partir das 15:00, na sede da associação, nas antigas instalações da Junta de Freguesia de Vale Formoso.

A InovAldeias pretende desenvolver a sua atividade na área da União de Freguesias da Vale Formoso e Aldeia do Souto, alargando-a também às aldeias vizinhas na zona norte do concelho da Covilhã.