CMC assina protocolos com associações no valor de 300 mil euros

A cerimónia de assinatura dos contratos-programa relativos aos apoios concedidos pelo município, no âmbito do regulamento de apoio ao associativismo, vai ter lugar no próximo sábado, a partir das 15:00, no Auditório Municipal. A Câmara Municipal da Covilhã (CMC) vai atribuir 300 mil euros, distribuídos pelas 3 linhas de apoio previstas. No apoio à “Atividade Regular” estão contempladas 89 associações com um valor total de 200 mil euros, no “Investimento e Aquisição de Equipamentos” 30 candidaturas, num total de 75 mil euros e “Atividade Pontual de Caráter Supraconcelhio” 19 candidaturas aprovadas e 25 mil euros no total. Para a Câmara da Covilhã, esta cerimónia é o “culminar, com sucesso, de um processo iniciado em fevereiro do ano passado”.

José Miguel Oliveira, vereador do associativismo, salienta que, para além de oficializar o apoio, no sábado “será transferido 30% do apoio concedido a cada associação”. As restantes tranches dos apoios concedidos, estarão dependentes “da execução dos projetos apresentados”, explica o vereador, frisando que também esse processo “está a ser facilitado pela CMC, uma vez que os pedidos de pagamento poderão ser feitos on-line”.


Nem todas as associações com candidaturas aprovadas irão assinar os protocolos no dia 30, uma vez que “há um grupo de seis que não apresentou toda a documentação exigida, nomeadamente certidões de não divida” explica o responsável pela pasta do associativismo no município.

Os indicadores e a estrutura do regulamento de apoio foram publicados em Diário da República, a 31 de agosto de 2018. Em setembro, o município aprovou os formulários, fórmulas de cálculo e montantes (total de 300.000,00) para as linhas de apoio que se dividem em “Atividade Regular”, “Investimento e Aquisição de Equipamentos” e “Atividade Pontual de Caráter Supraconcelhio”. O período de candidaturas decorreu entre 08 de outubro e 30 de novembro de 2018, os resultados preliminares foram revelados em janeiro de 2019, tendo os resultados definitivos sido publicados em fevereiro deste ano.